Tartaruga marinha é resgatada após ficar presa em rede irregular no Norte de SC

Uma tartaruga marinha foi resgatada após ficar presa em rede irregular em São Francisco do Sul, no Norte de Santa Catarina. A Polícia Militar Ambiental encontrou o animal na região da Baía da Babitonga, na sexta-feira (24).

Tartaruga marinha é resgatada após ficar presa em rede irregular no Norte de SC – Foto: Polícia Militar Ambiental

Os policiais realizavam patrulhamento com embarcação próximo ao porto da cidade, com o objetivo de coibir a pesca irregular com redes de emalhar.

Eles identificaram uma tartaruga que aparentemente tinha se prendido há pouco tempo na rede, que não possuía qualquer identificação. Além do salvamento do animal, também foi procedida a apreensão da rede irregular.

Polícia Militar Ambiental encontrou o animal na região da Baía da Babitonga – Vídeo: Polícia Militar Ambiental

A captura incidental é considerada atualmente a principal ameaça às populações de tartarugas marinhas em todo o mundo. Capturadas incidentalmente em redes de espera ou arrastos, as tartarugas são forçadas a permanecer submersas por muito tempo, não conseguindo subir à superfície para respirar. Se não socorridas a tempo, acabam por morrer afogadas.

No Brasil, assim como no resto do mundo, pescarias de emalhe, arrastos de camarão e espinhéis em alto mar são algumas das principais modalidades de pesca que interagem com as tartarugas, causando a sua morte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.