Aniversário de 162 anos de Cruz e Sousa é celebrado com festa no Mercado Público

Os 162 anos de nascimento do poeta João da Cruz e Sousa foram comemorados em uma ação promovida pelo projeto Floripa 350, da NDTV, em parceria com a Fundação Cultural Franklin Cascaes, no Mercado Público, no início da tarde de desta sexta-feira (24). Nascido em 24 de novembro de 1861 na antiga Desterro, Cruz e Sousa é um dos principais representantes do simbolismo no Brasil e patrono da Academia Catarinense de Letras.

Representando Cruz e Sousa, JB recebeu os parabéns e soprou as velas no aniversário do poeta – Foto: LEO MUNHOZ/ND

O poeta foi interpretado pelo ator JB Costa, no vão central do Mercado. Responsável por dar vida ao personagem em várias ocasiões, o ator revela a importância de representá-lo em uma data tão especial.

“É importante dar visibilidade e popularizar esse poeta que foi discriminado em sua época. Quando empresto minha voz e meu corpo para interpretar esse grande poeta, me sinto realizado, porque os iguais estão encontrando os iguais e falando de igual para igual”, relata.

Antes de recitar as poesias de Cruz e Sousa, o parabéns pra você, puxado pela presidente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Roseli Pereira, foi acompanhado pelo público. Depois, o ator recebeu um bolo e soprou as velas. “É um dia importante para trazer à tona a história desse poeta que deixou um legado a todos”, diz.

Conforme Roseli, a escolha do Mercado Público também foi escolhida por ter sido um dos redutos de Cruz e Sousa. “Ele merece todo o nosso respeito e é uma ação para que as próximas gerações também possam conhecer a sua história”, finaliza.

Direto de Criciúma, Jane Pagani acompanhou a homenagem – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Vinda de Criciúma, no Sul do Estado, a turista Jane Pagani, 74 anos, disse que era uma grata surpresa acompanhar a celebração. “Eu achei emocionante, porque ele foi um grande escritor e, para nós, catarinenses, é um motivo de grande orgulho.”

Após o momento dedicado a Cruz e Sousa, a banda Swing Maneiro ficou responsável por agitar o público no local.

Entrega da medalha do Mérito Cultural

A cerimônia de Outorga da Comenda do Mérito Cultural Cruz e Sousa 2023 foi realizada na noite de sexta-feira, na Casa José Boiteux, em Florianópolis.

A medalha é uma condecoração civil do Brasil concedida pelo governo de Santa Catarina e visa agraciar pessoas que tenham contribuído nas áreas literárias, artísticas, educacionais ou científicas do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.