Presidente da Câmara toma posse como prefeito de Brusque após cassações

André Vechi assume como prefeito interino de Brusque (Foto: Divulgação)

André Vechi assume como prefeito interino de Brusque (Foto: Divulgação)

O administrador público André Vechi (DC) tomou posse como prefeito interino de Brusque na manhã desta segunda-feira (8). Ele é presidente da Câmara de Vereadores do município e assumiu o cargo após o prefeito eleito em outubro de 2020, Ari Vequi (MDB), e o vice Gilmar Doerner (Republicanos) serem cassados na semana passada, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A perda dos cargos ocorreu por suposto abuso de poder econômico na campanha eleitoral de 2020. A acusação também resultou na decretação de inelegibilidade do empresário Luciano Hang, das lojas Havan, apontado como responsável por usar a estrutura da empresa para favorecer o candidato eleito. O empresário nega.

Prefeito e vice de Brusque foram notificados da decisão de cassação pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) no fim da manhã desta segunda. Com isso, um ato solene no gabinete marcou a saída deles do cargo e a posse de André Vechi como prefeito interino.

Nas redes sociais, Ari Vequi publicou uma nota em que agradece os eleitores e diz considerar injusta a decisão judicial que o retirou do cargo de prefeito (leia a íntegra abaixo).

O presidente da Câmara tomou posse como prefeito também na manhã desta segunda. Ele fica no cargo até a realização de uma nova eleição, que ainda será marcada pelo TRE-SC. Conforme o Código Eleitoral, a escolha deve ocorrer em até 40 dias, mas a Justiça Eleitoral ainda não divulgou prazo para a disputa.

Nas redes sociais, o prefeito interino André Vechi publicou uma nota em que manifesta apoio ao político que deixou o cargo, dizendo que ligou para Ari Vequi após a decisão para “exprimir o sentimento de injustiça que toma conta de todos os brusquenses”.

Apesar disso, citou o “o apreço pela democracia” e pediu o apoio da população. “Como presidente do Legislativo municipal, recebo com tranquilidade e senso de responsabilidade a missão de liderar o Poder Executivo Municipal interinamente. Reforço ao povo brusquense meu compromisso em colocar o cidadão e a liberdade em primeiro lugar”, escreveu.

André Vechi assume como prefeito interino de Brusque (Foto: Divulgação)

Como fica a prefeitura de Brusque

  • Após a decisão de cassação do prefeito e vice na semana passada, o presidente da Câmara de Vereadores assumiu interinamente a prefeitura;
  • Agora, o TRE-SC deve convocar novas eleições diretas, a serem realizadas em até 40 dias, segundo o Código Eleitoral;
  • Nesse período, Ari Vequi e Gilmar Doerner podem apresentar embargos de declaração à decisão do TSE ou recurso ao STF contra a decisão de cassação — o questionamento ao Supremo já foi apresentado pela defesa de prefeito e vice cassados. Possíveis decisões favoráveis poderiam suspender ou reverter esse processo.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.