‘Representa perigo’: cientistas encontram falha geológica que pode causar tsunami gigantesco

Uma falha geológica que pode causar um tsunami gigantesco foi encontrada e acendeu um alerta. Uma nova pesquisa publicada na revista científica Tectonics indica que uma fissura, resultado desta falha geológica, é capaz de causar um tsunami que atingiria milhares de pessoas.

Onda gigante – Foto: Jaume/pexels

Qual área seria atingida pelo tsunami?

Conforme publicado no Portal R7, o estudo mostrou que a região do Canadá, onde foi encontrada a fissura, sofreu um terremoto entre 4.700 e 2.300 anos atrás, mais especificamente na península de Saanich, localizada mais ao sul de Vancouver, no Canadá. Esse evento desencadeou uma busca pela falha geológica, difícil de localizar devido à densa floresta da região.

A falha encontrada pode causar um tsunami colossal, capaz de engolir quase toda a área da ilha de Vancouver. “Representa um perigo para os 400 mil habitantes da região”, escreveu a equipe de especialistas, liderada por Nicolas Harrichhausen, geólogo da Universidade Grenoble Alpes, na França.

Os pesquisadores acreditam que, se um novo terremoto acontecer no local, cidades mais distantes, a exemplo de Seattle, também podem ser afetadas por tremores e ondas gigantes.

Para estudar a história sísmica da falha, foram utilizadas técnicas geofísicas rasas e escavações de uma trincheira ao longo da região para examinar o registro sedimentar de deformação.

Essas metodologias combinadas determinaram um único grande terremoto, de magnitude estimada de 6,1 a 7,6 da escala Richter, ocorrido há milhares de anos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.