Relembre trajetória do radialista José Eli Francisco de Joinville: ‘legado de 60 anos’

Foram 60 anos de carreira no rádio catarinense. O comunicador José Eli Francisco morreu nesta quarta-feira (13), aos 79 anos, em São Franscisco do Sul. Com uma trajetória consolidada, o radialista conquistou amigos e admiradores ao longo dos anos.

“Radialista de altíssimo nível, exemplo para as novas gerações. Deixa um legado muito importante”, destaca Silvano Silva, radialista, diretor regional da NDTV Record e membro da Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão).

Um dos destaques de Eli foi o programa “Show das Dez”. Nele, o radialista fez diversas campanhas como o incentivo para popularizar o Hino de Joinville e o ‘Troféu Ipê Amarelo’, entregue a pessoas que se projetavam no campo social e coloriu a cidade.

“Na área cultural atendia muitos artistas, cantores, poetas, escritores, artistas plásticos com divulgação, uma forma espetacular que ele tinha de se comunicar com a comunidade de Joinville”, lembra o radialista e produtor da NDFM Joinville, César Júnior.

Silvano também destaca a importância de Eli para a defesa e crescimento da classe radialista no estado. “Líder da sua geração, líder no rádio. No sindical sempre defendeu os radialistas da região Norte, mas também defendia a indústria da radiodifusão. Tanto que recebeu a ‘Comenda Acaert’, maior honraria da rádio catarinense”, diz o diretor regional da NDTV Record.

“Foi para o nosso meio uma grande conquista a fundação do sindicato Norte/Nordeste de Santa Catarina, que vai de Joinville até a divisa com o Paraná, em Porto União. Hoje temos esse sindicato atuando pela nossa classe graças a liderança do José Eli Francisco”, ressalta César.

Com seu trabalho, estilo e personalidade, o radialista conquistou gerações. “Perdemos um ícone do rádio, não Joinville, de SC, a gente pode colocar o rádio do Brasil, tal a projeção, a carreira profissional que dispensa comentários. Um exemplo, legado de 60 anos de carreira na rádio cultura. Grande Eli. Eu, particularmente, perco meu pai profissional, devo muito a ele. Uma generosidade imensa, caráter, postura. Um exemplo a ser seguido”, cita o jornalista Osny Martins.

E por falar em projeção nacional, o programa ‘Show das Dez’, de José Eli Francisco, o projetou como grande comunicador.  Em 1976, ganhou o “Troféu Manoel de Nóbrega”, de importância nacional.

Agora, o comunicador segue sendo exemplo e inspiração, conforme cita César:  “nos resta agradecer por tudo o que eles nos deixou. Fica o respeito e a saudade do grande comunicador e radialista José Eli Francisco”.

O velório será a partir das 7h30 desta quinta-feira (14), na Capela Borbagato (Capela 03). O sepultamento está marcado para às 14h, no Cemitério Municipal de Joinville.

José Eli Francisco em seu aniversário de 77 anos – Foto: Arquivo Pessoal

Grande fã de Roberto Carlos, José Eli Francisco encontra o ídolo – Foto: Arquivo Pessoal

José Eli Francisco conquistou uma carreira de 60 anos no rádio – Foto: Arquivo Pessoal

“Vivendo o primeiro dia de aposentadoria na Prainha, em São Francisco do Sul”, publicou em 2019 – Foto: Arquivo Pessoal

Adicionar aos favoritos o Link permanente.