Gênero textual e salada de frutas: professora combina teoria e prática em estudo sobre receitas

Identificar o gênero textual e reconhecer as características que compõem os conteúdos  é uma tarefa desafiadora em que cada atributo deve ser verificado. Para aproximar o tema da turma do terceiro ano da Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel, a professora Patrícia Gon Wiemes propôs uma atividade diferente: o estudo e a produção de uma receita culinária.

A salada de frutas foi uma forma de compreender, na prática, como seguir uma receita, um gênero textual estudado pela turma

A salada de frutas foi uma forma de compreender, na prática, como seguir uma receita, um gênero textual estudado pela turma – Foto: Escola Municipal Prefeito Geraldo Wetzel/Divulgação

Além de estudar os quesitos e fórmulas que devem ser seguidas no papel, as crianças também participaram na hora de lavar e dividir as frutas, processo que foi acompanhado de perto pela educadora.

A ação foi uma maneira de compreender as diferenças linguísticas e a importância da alimentação saudável. “Na hora de saborear eles repetiram várias vezes e ainda levaram para casa. Acho que quando unimos teoria e prática a criança aprende muito mais”, declara Patrícia.

Mais que o processo de identificar os sabores e conhecer novas opções, o estudo do gênero textual foi compartilhado em outros componentes curriculares.

Na matemática, por exemplo, o grupo estudou o sistema monetário e um gráfico com as frutas preferidas. Na Língua Portuguesa, a prática incluiu a identificação de poemas, contos e lendas.

“Primeiro mostrei vários tipos de receitas e depois mostrei a receita da salada de frutas. Trabalhamos cada etapa, o texto instrucional, que tem que ter o título e os ingredientes, o modo de fazer e o tempo de preparo”, explica a profissional.

O conceito foi pensado em parceria com a turma, que no dia do exercício contribuiu com a higienização e preparo, usando os acessórios necessários para manipular os elementos.

O que é gênero textual?

Por mais que a prática tenha surgido do desejo de explicar o gênero textual e melhorar a alimentação das crianças, o tema também faz parte do currículo previsto para os estudantes do terceiro ano.

Isso porque a identificação de cada estilo é fundamental para identificar as produções textuais, ampliando a bagagem linguística e o domínio dos conteúdos.

Vale ressaltar que o gênero textual também é utilizado para classificar os materiais de acordo com o objetivo e função sociocomunicativa.

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