Rio que abastece duas cidades importantes do Litoral Norte de SC será despoluído

A prefeitura de Camboriú autorizou nesta semana o grupo AEGEA a assumir as obras de esgoto sanitário do Rio Camboriú. A assinatura do contrato será oficializada em 15 de março e traz boas notícias para o abastecimento de água no município e arredores.

Rio Camboriú deve ser despoluído com obras de esgotamento. – Foto: Divulgação/Emasa

Esse investimento fará com que a empresa Águas de Camboriú trate do importante afluente para saneamento, construção civil e turismo da cidade e também da vizinha, Balneário Camboriú. O orçamento é de cerca de R$ 300 milhões em um prazo de 10 anos de trabalho.

“Depois de muita luta, conseguimos alcançar nosso objetivo para um futuro sustentável”, destacou o prefeito de Camboriú, Elcio Kuhnen (MDB). “Investir no esgotamento significa, também, investir no desenvolvimento econômico e sustentável”, complementou.

Despoluição do rio contribui também com a saúde pública

Elcio ressaltou ainda que as obras não somente trazem melhorias estruturais como também diminuem os gastos com a saúde pública. Isso porque, quanto melhor o saneamento, menos pessoas ficam doentes ou tem problemas pela poluição.

Afluente melhorará o abastecimento de água e pode até fazer com que imóveis fiquem mais valorizados. – Foto: PMBC/Divulgação/ND

O aditivo visa voltar os investimentos na implementação da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) e da rede coletora. A expectativa é que até os peixes voltam a aparecer no Rio Camboriú e que os imóveis, de alto potencial no município, possam valorizar mais.

“Em 2033, todo o esgoto gerado estará sendo coletado e tratado adequadamente, gerando muita qualidade de vida para todos”, pontuou José Pedro da Costa, à frente do Saneamento na cidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.