Aumento de 1800%: Jaraguá do Sul decreta emergência por conta do avanço da dengue

O município de Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência na tarde desta quarta-feira (28), por conta do avanço da dengue na cidade. Desde o início do ano, já foram confirmados 124 casos da doença no município.

Aumento no número de casos de dengue preocupa autoridades

Casos de dengue subiram 1.800% no município – Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação/ND

A alta no número de casos é de cerca de 1.800% com relação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a prefeitura. Dos 124 casos confirmados, 77 são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro da própria cidade.

O decreto ainda determinou que sejam estabelecidas medidas de prevenção e combate à proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes Aegypti. Uma das medidas será  substituição gradual de plantas que possam se tornar criadouros do mosquito em todos os prédios e espaços públicos.

“Se cada um fizer a sua parte na luta contra a dengue, vamos conseguir frear o avanço da doença. Uma vistoria semanal no terreno, em volta da casa e ambiente de trabalho, para eliminar pontos com água parada, fará a diferença”, afirma o prefeito Jair Franzner.

Ações contra a dengue estão planejadas

Os órgãos públicos também deverão instituir um momento semanal para atividades de conscientização e prevenção à dengue, com a eliminação de todos os objetos e materiais que possam acumular água. A primeira ação será realizada nesta sexta-feira (1º).

No sábado, as equipes da prefeitura irão realizar a aplicação do “fumacê” no bairro Água Verde. A técnica é utilizada em áreas com alta infestação de mosquitos e casos de dengue. O fumacê consiste na aplicação de uma “nuvem” de fumaça com baixas doses do inseticida Cielo-ULV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.