Mais de 6,8 mil candidatos faltam ao Vestibular Unificado em SC e são desclassificados

O Vestibular Unificado de Santa Catarina, que terminou neste domingo (10), teve mais de 6,8 mil candidatos desclassificados por faltarem a, pelo menos, um dos dois dias de prova. O número corresponde a cerca de 26,2% dos candidatos que participaram do vestibular para UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) ou IFC (Instituto Federal Catarinense).

Vestibular unificado aconteceu em dois dias

Segundo dia de provas aconteceu neste domingo (10) – Foto: Foto: Henrique Almeida/Divulgação/ND

De acordo com a Coperve (Comissão Permanente do Vestibular), o índice de abstenção é quase 3% menor que na edição passada, quando 29,1% dos candidatos faltaram. Ao todo, em 2023, foram 6.827 candidatos desclassificados por falta.

Neste domingo, os estudantes realizaram a prova de redação, e puderam escolher entre três propostas. Na proposta de relato de memória, o candidato deveria narrar um fato importante que viveu. Já no caso da carta, a ideia era direcionar o texto a um ou mais autores das seis obras indicadas como leitura obrigatória do Vestibular Unificado. No caso da crônica, o candidato precisaria falar sobre a memória que as pessoas terão do tempo presente.

Ao todo, os candidatos disputam 6,7 mil vagas, distribuídas em 35 municípios de Santa Catarina. As vagas são para 200 cursos de graduação, sendo 100 da UFSC, 55 do IFSC e 45 do IFC.

Lista de aprovados no Vestibular Unificado deve ser divulgada em janeiro

A previsão da Coperve é de que os candidatos aprovados sejam conhecidos no final da primeira quinzena de janeiro, quando será realizada a primeira chamada do vestibular.

Neste domingo, porém, os estudantes já podem acessar as provas e os gabaritos preliminares das questões objetivas e discursivas, a partir das 20h, neste link.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.