Documentário enaltece mulheres que fazem parte da história de Blumenau

O mês de março se aproxima e o Dia Internacional da Mulher também. A data emblemática que marca a luta feminina faz refletir sobre como a mulher escreve a própria história e, também, na contribuição para o avanço da sociedade. Em Blumenau, no Vale do Itajaí, uma série documental com cinco episódios conta com depoimentos de 40 mulheres inspiradoras, que ajudaram a escrever a história do município. Você conhece a trajetória delas?

Documentário resgatada história de mulheres que escreveram a história de Blumenau – Foto: Divulgação/ND

O documentário “Força: substantivo feminino” será lançado no dia 4 de março, às 19h, no auditório do Bloco J da Furb (Universidade Regional de Blumenau).  A obra conta com pesquisa e roteiro das jornalistas Letícia da Silva, Mariana Paula e Soila Freese, e direção geral de Mariana Paula. O evento de lançamento é gratuito e aberto para a comunidade.

Documentário reúne depoimentos de mulheres inspiradoras

A série documental reúne depoimentos de mulheres como a historiadora Cristina Wolff, a musicista Noemi Kellermann e a professora Maria Beatriz Niemeyer. A consultoria de conteúdo do documentário é da historiadora e entusiasta do tema, Sueli Petry e contou também com a colaboração de outros profissionais, como a historiadora Franciele Scheurich.


Historiadora Cristina Wolff - Divulgação/ND

1
3

Historiadora Cristina Wolff – Divulgação/ND


Musicista Noemi Kellermann - Divulgação/ND

2
3

Musicista Noemi Kellermann – Divulgação/ND


Professora Maria Beatriz Niemeyer - Divulgação/ND

3
3

Professora Maria Beatriz Niemeyer – Divulgação/ND

“Não pretendemos resolver a questão histórica com os 20 minutos de conteúdo, mas o movimento de reparação precisa começar de algum ponto e contamos com todos que se sensibilizam com o tema para compartilhar os vídeos e assim fazer com que o movimento de valorização feminino cresça cada vez mais”, explica Letícia da Silva.

A exibição é alusiva ao Dia Internacional da Mulher e haverá também uma roda de conversa com a equipe de produção e convidadas especiais. Participam a historiadora Franciele Scheurich, a professora e empreendedora educacional Shirlei Silva, criadora do projeto Olakunde, que traz discussões e reflexões sobre as questões inerentes à negritude, e a professora e escritora indígena Maria Elis Tolym Nunc-Nfoonro, com obras premiadas da literatura infanto-juvenil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.