A presença catarinense nos Emirados Árabes

O saudoso Atílio Fontana, fundador da Sadia (S.A. Concórdia), jamais imaginaria com todo seu otimismo e criatividade, que sua marca conquistaria o Oriente Médio no novo século. Pois a BRF, resultado da fusão da Sadia com a Perdigão, ambas criadas no meio oeste de Santa Catarina, tem presença marcante nos países do Golfo Arábico há mais de 54 anos.

Seu sobrinho, o extraordinário Victor Fontana, que percorreu vários países do primeiro mundo para viabilizar a melhoria genética de aves e suínos, e garantiu a transferência de avançadas tecnologias, também não avaliou a amplitude de suas iniciativas.

A Sadia terá este ano uma data especial para merecidas celebrações. No dia 6 de julho estará comemorando 80 anos.

A comitiva de Santa Catarina que cumpriu roteiro nos Emirados Árabes Unidos visitou as instalações da BRF em Kzad, Abu Dhabi. Fábrica com 650 funcionários, tem 41.000 m2 e modernos equipamentos, incluindo aqueles produzidos em São Miguel d’Oeste.

Comitiva catarinense em vista à BRF – Foto: Moacir Pereira

Os catarinenses que conseguiram visitar supermercados das duas cidades dos Emirados constataram a presença dos exemplares avicultores do Estado. Frigoríficos expondo para venda produtos com a marca da Sadia e da Seara.

Durante as exposições do governador Jorginho Mello e do presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar, quando um slide mostrava as indústrias que mais orgulham o Estado, um dos destaques que chamava a atenção dos anfitriões eram justamente as tradicionais marcas de aves.

Colaborador da BRF faz explanação aos membros da Comitiva – Foto: Moacir Pereira

Segundo os árabes, a marca conta com a preferência de 90% dos consumidores da região.

Uma presença que está completando 54 anos. Em 1970, a Sadia começou a exportar para a região. A partir de 2016, as exportações foram consolidadas com a criação da subsidiária OneFoods.

Atualmente, o grupo é o maior produtor de proteína animal em toda a região e o maior fabricante dos produtos de origem Halal em todo o mundo.

Em várias das reuniões da comitiva catarinense com entidades e autoridades árabes, foram expressivas as sugestões para produção de produtos alimentícios de origem Halal.

Deputado Mauro de Nadal entrega lembrança do Estado de SC a representante da BRF – Foto: Moacir Pereira

Adicionar aos favoritos o Link permanente.