Efetivo da PM de SC encolhe e tem menor proporção por quantidade de habitantes no país

O efetivo da Polícia Militar de Santa Catarina é o quarto, entre os estados, que mais encolheu nos últimos dez anos. É o que indica o “Raio-X das Forças de Segurança Pública do Brasil”, estudo divulgado nesta terça-feira (27) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Membros da PM-SC e do CBM - Foto: Eduardo Valente/SECOM/ND

Membros da PM-SC e do CBM – Foto: Eduardo Valente/SECOM/ND

Em 2013, eram 11.533 policiais militares na ativa em SC, ao passo que em 2023, esse número caiu para 9.580. A PM catarinense, responsável pelo policiamento ostensivo nas ruas, teve uma queda de 16,9% no efetivo nos últimos dez anos.

Os estados que mais perderam efetivo da PM na década foram o Distrito Federal (31,5%), Rio Grande do Sul (22,5%), Paraná (19,4%), Santa Catarina (16,9%), Amapá (16%), Minas Gerais (13,7%) Amazonas (10,8%), Goiás (10,7%), São Paulo (8,9%), Tocantins (7,8%), Rondônia (7,2%) e Espírito Santo (7,1%).

Média de PMs em SC é a menor do país

O estudo apontou ainda que a média, no país, são dois PMs para mil habitantes. Em Santa Catarina, o estudo verificou que por aqui tem a menor proporção de PMs em relação à quantidade de habitantes, 1,3 policiais para cada 1.000 pessoas.

O Amapá, estado em que existe 4,2 policiais militares para cada mil habitantes, mais do que o dobro da média nacional. E Roraima, que conta com 3,9 policiais militares para cada mil habitantes.

No entanto, o que chamou a atenção do Fórum foi que o estado com a maior proporção de policiais seja aquele mais violento do país, com taxa de mortes violentas intencionais de 50,6 por 100 mil habitantes, e a segunda menor taxa de mortes violentas, 9,1 por 100 mil, seja de Santa Catarina, aquele com a menor proporção de policiais militares.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.