Araranguá decreta situação de emergência em saúde após aumento dos casos de dengue

O município de Araranguá, no Sul de Santa Catarina, decretou situação de emergência em saúde pública em razão da infestação pelo mosquito Aedes aegypti. O aumento expressivo de casos de infecção pelo vírus da dengue motiva a ação.

Municípios de SC estão em alerta em função da dengue

Cinco casos de dengue foram confirmados em Araranguá neste ano – Foto: Arquivo/ND

Casos de dengue em Araranguá

Conforme os dados mais atualizados do município, Araranguá contabiliza, apenas em 2024, 18 notificações de suspeita da dengue, cinco casos confirmados importados (contraídos fora da cidade), 13 casos descartados e 54 focos registrados.

O decreto possibilita mais agilidade em ações de resposta necessárias para tentar frear o aumento exponencial no número de casos. Araranguá também trabalha na implantação do Plano Municipal de Contingência, assim como as demais prefeituras de Santa Catarina.

“A colaboração da população segue, mais do que nunca, sendo fundamental para não deixar água parada e eliminar potenciais criadouros do mosquito. Em caso de sintomas suspeitos da doença, como febre alta, dor de cabeça e manchas pelo corpo, a orientação é que  paciente procure imediatamente atendimento médico em uma Unidade Básica de Saúde”, informou a prefeitura.

Vacinação contra a doença teve início no último sábado (24) em SC; algumas cidades do estado foram priorizadas – Foto: Freepik/Reprodução

A cidade do Extremo Sul de Santa Catarina também possui uma rede com 250 armadilhas instaladas em diversos pontos do município a fim de controlar a infestação do mosquito.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.