Aplicações de rochas são definidas como solução para recuperar BR-470 em Rio do Sul

Em comunicado feito nesta segunda-feira (26), o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) informou que intensificará o serviço de aplicação de rochas como solução à ruptura total no km 143 da BR-470, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí.

Em reunião realizada nesta segunda-feira (26), foram avaliados estudos de solo e definidos os próximos passos das obras de recuperação da BR-470

Aplicações de rochas são definidas como solução para recuperar BR-470 em Rio do Sul – Foto: DNIT/Reprodução ND

Conforme o departamento, na nova fase da obra, mais de 40 caminhões serão colocados para operar no transporte das rochas, a fim de refazer o aterro da rodovia afetada pelos deslizamentos.

Ao mesmo tempo, as equipes removem uma camada de cerca de 5 m profundidade de solo mole (argiloso) que há no local, substituindo o material pelas rochas.

Novas medidas para recuperar a BR-470 foram definidas em reunião

Segundo o DNIT, as medidas foram estabelecidas em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (26), entre o departamento, empresa contratada para a obra, técnicos e projetistas, para avaliação dos resultados dos estudos de solo e do rio realizados ao longo da última semana.

Ainda de acordo com o DNIT, esses estudos já foram totalmente concluídos e indicaram o reaterro em rocha como solução para o trecho. Além desses estudos, nos últimos dias, as equipes do DNIT também concluíram o caminho de serviço (para que o maquinário acesse a base da cratera), a remoção de árvores e deram início à remoção de solo mole e aplicação de rocha.

O Departamento solicitou à concessionária de gás natural para que remova as tubulações deste ponto da BR-470 e à Prefeitura de Rio do Sul para que proceda com as obras de drenagem em ruas municipais próximas.

Trecho da BR-470 em Rio do Sul registra grandes destruições

O km 143 da BR-470 em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, registrou a abertura de uma grande cratera e um deslizamento na última semana. As equipes do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) seguem realizando serviços no local e atuam com um plano de trabalho para recuperar a rodovia.

O primeiro caso ocorreu na última quarta-feira (14), quando uma enorme cratera deixou um rastro de destruição no km 143. Dois dias depois, na sexta-feira (16), um deslizamento de materiais assustou trabalhadores que atuavam na recuperação da via.


Abertura da cratera causou a interdição do trânsito no km 143 da BR-470 em Rio do Sul - Reprodução/Grupo de Comunicação Difusora

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Abertura da cratera causou a interdição do trânsito no km 143 da BR-470 em Rio do Sul – Reprodução/Grupo de Comunicação Difusora


Carro caiu em cratera que se abriu na madrugada desta quarta-feira (14), no km 143 da BR-470, em Rio do Sul - Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND

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Carro caiu em cratera que se abriu na madrugada desta quarta-feira (14), no km 143 da BR-470, em Rio do Sul – Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND


Carro caiu em cratera que se abriu na madrugada desta quarta-feira (14), no km 143 da BR-470, em Rio do Sul - Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND

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Carro caiu em cratera que se abriu na madrugada desta quarta-feira (14), no km 143 da BR-470, em Rio do Sul – Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação/ND


Novo deslizamento na BR-470 foi registrado nesta sexta-feira (16) a poucos metros da cratera que se abriu em Rio do Sul na quarta-feira (14) - Moisés Stuker NDTV

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Novo deslizamento na BR-470 foi registrado nesta sexta-feira (16) a poucos metros da cratera que se abriu em Rio do Sul na quarta-feira (14) – Moisés Stuker NDTV


Novo deslizamento na BR-470 foi registrado nesta sexta-feira (16) a poucos metros da cratera que se abriu em Rio do Sul na quarta-feira (14)  - Gabriela Szenczuk/NDTV

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Novo deslizamento na BR-470 foi registrado nesta sexta-feira (16) a poucos metros da cratera que se abriu em Rio do Sul na quarta-feira (14) – Gabriela Szenczuk/NDTV

Veja todas as rotas alternativas para desviar da interdição

Uma das alternativas está localizada no sentido Oeste para Leste, entrada trevo de Laurentino, no sentido ao bairro Barra do Trombudo. A rota não é recomendada para veículos pesados. Para o sentido Leste-Oeste, uso no sentido contrário.

Outra opção é a entrada no trevo de Laurentino, no sentindo à Laurentino, passando pela Serra Tomio em direção a Rio do Sul, saindo nas imediações do trevo do Fundo Canoas/Progresso. O trecho não é recomendado para veículos pesados.

Transenchente é uma das alternativas para moradores de Rio do Sul

Os moradores da região da Estrada da Madeira, em Rio do Sul, podem utilizar a transenchente como alternativa para desviar da cratera aberta na BR-470.

Os residentes dos bairros Budag, Morro do Budag, Barragem e Barra do Trombudo tem a opção de utilizar a transenchente existente no local, habitualmente aberta apenas em situação de alagamentos.

O desvio de trânsito causado pela interdição completa da BR-470 causa muito tráfego na via principal, mas o desvio alternativo já está aberto de forma excepcional, conforme a Prefeitura Municipal.

A rota não é indicada para alternativa de trânsito para quem está na BR-470 e busca a saída pelo bairro Canoas, e nem para veículos pesados.

 

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