O que é Acroyoga, prática que deixou mulher paraplégica no ES

Você já ouviu falar em Acroyoga? Esta prática esteve em alta nos últimos dias quando a fotógrafa e terapeuta Lindalva Firme Guedes, de 32 anos sofreu um acidente quando fazia uma atividade e caiu de uma altura de aproximadamente 1,5 metro ficando paraplégica.

Foto de Lindalva Firme Guedes sentada de pernas cruzadas em um morro com paisagem bucólica

Lindalva Firme Guedes fraturou duas vértebras durante sessão de Acroyoga e teve tetraparesia e paraplegia – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

O que é Acroyoga?

A prática de Acroyoga é a junção de três modalidades: yoga, acrobacia e massagem tailandesa.

Na acroyoga, é necessária a participação de mais de uma pessoa, sendo que uma assume o papel de sustentação e base, enquanto a outra fica elevada, criando a típica representação de “voar”.

Casal praticando acroyoga em gramado verde

Prática de Acroyoga ao ar livre – Foto: Shutterstock/Reprodução/ND

A professora Andreza Gomide, formada pela Acroyoga International, nos Estados Unidos, conta que na prática é fundamental a confiança entre os praticantes.

“Sem a confiança, a pessoa parece pesar muito mais, e aí a prática não acontece”, explica.

Os benefícios psicológicos são os mais evidentes. Concentração, preparo psicológico e auxílio no controle da ansiedade são perceptíveis para os praticantes do acroyoga.

“Tem a ver com confiança e entrega. Essa conexão com a outra pessoa, a que está te tocando. Falta isso nas pessoas, a conexão olho com olho, de toque, cuidado com o outro. É a parte mais interessante”, completa a profissional.

Caso de Lindalva

Durante uma oficina de acroyoga, Lindalva Firme Guedes, uma fotógrafa e terapeuta ayurvédica de 32 anos, sofreu um acidente enquanto realizava uma atividade em dupla.

Ela caiu de uma altura aproximada de 1,5 metro, batendo a cabeça direto no chão. Como resultado da queda, Lindalva sofreu fraturas nas vértebras C5 e C6, resultando em tetraparesia e paraplegia.

A tetraparesia refere-se a uma sequela neurológica caracterizada por dormência, formigamento e diminuição da força muscular nos membros.

Por outro lado, a paraplegia é uma condição física na qual o paciente enfrenta a incapacidade de movimentar ou sentir as pernas, frequentemente originada por lesões na medula espinhal.

Em ambos os casos, a possibilidade de reversão está condicionada ao grau de comprometimento apresentado. Desde o acidente, Lindalva e sua família iniciaram uma Vaquinha para auxiliar nos custos do tratamento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.