Com helicóptero ‘em pane’ na temporada, PM de Balneário Camboriú pede ajuda a outras cidades

A 3ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar de Balneário Camboriú, Litoral Norte de Santa Catarina, desmentiu a informação de que a região está sem atendimento por aeronave ao longo de toda temporada de verão que começa em dezembro 2023 e segue até março 2024.

Apesar do helicóptero Águia 07 realmente estar parado ao longo de toda temporada por conta de uma pane no motor, a PMSC conta com helicóptero reserva e apoio das cidades vizinhas como Joinville e Florianópolis para atendimentos de emergência.

Imagem mostra helicóptero Águia 04 da PM

Helicóptero Águia 07 está parado desde dezembro por uma pane no motor – Foto: Reprodução/ND

De acordo com o BPM, a aviação está em manutenção por conta de uma pane no motor, “porém não é verdade que a região permaneceu toda a temporada sem o atendimento de aeronaves”.

Ainda de acordo com a PM, a prova disso é o atendimento que a aeronave Águia 04 prestou apoio no último dia 5 de fevereiro em Penha. Na ocasião, um idoso estava desaparecido há quatro dias em uma área de mata.

Aeronave da PM apresenta pane desde dezembro

Ainda de acordo com a Polícia Militar, o Águia 07 teve uma discrepância constatada em dezembro, o conserto foi providenciado, porém passados três dias de operação, voltou a apresentar o mesmo problema no módulo do motor, e que portanto a garantida do serviço foi acionada.

Desde então estão sendo providenciados os reparos necessários para reestabelecimento dos serviços no tempo mais breve possível. Neste tempo o atendimento é prestado pelas bases de Florianópolis e Joinville bem como também se faz o rodízio de aeronaves eventualmente para cobrir a área.

Atualmente a PMSC conta com quatro Aeronaves próprias, duas delas, Águia 02 e Águia 07 estão em manutenção, a primeira delas preventiva e a segunda corretiva e preventiva.

A PMSC mantém mais um helicóptero locado justamente para atender a demanda da estação Verão, disponibilizando um total de três helicópteros operacionais. As obras do Hangar seguem com o início do estaqueamento previsto para o mês corrente.

Imagem mostra helicóptero águia 02 em ação

Sem helicóptero Águia 07, PM de Balneário Camboriú conta com apoio das cidades vizinhas  – Foto: Bruno Ropelato/Arquivo/ND

Durante a operação verão as aeronaves das bases de Joinville, Florianópolis e Lages cobriram o atendimento também aqui na região. No início de Fevereiro a aeronave Águia 4 permaneceu constantemente em Balneário Camboriú.

Helicóptero Águia 07 não tem previsão de retorno

Ainda de acordo com a Polícia Militar, ainda não há uma data definida para retorno da aeronave porque a maior parte dos componentes, das peças, pro motor desse helicóptero vêm da Europa, e depende de uma questão de entrada no país e despacho, e isso leva um certo tempo.

“Mas a gente tem tido algumas informações de que as peças já estão no Brasil e que a gente está trabalhando, mesmo sem essa confirmação da empresa, a gente está trabalhando pela experiência já de tempo de trabalho na aviação aqui”, traz a nota.

A previsão é que já na primeira quinzena de março o Águia 07 volte a operar. Ainda de acordo com a PMSC, as aeronaves atendem no conceito multimissão, com vetores de asas fixa e rotativas, bem como meios aéreos não tripulados de tal forma a otimizar e empregar toda a gama de recursos tecnológicos que possam ser utilizados para cumprir as missões de forma eficiente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.