Florianópolis inaugura 1º Centro de Referência para Dengue, com testes rápidos e exames

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis inaugura, na próxima segunda-feira (26), o primeiro Centro de Referência para Dengue. A decisão ocorre em função do aumento de casos suspeitos da doença, espacialmente na região norte da cidade.

A estrutura será anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, em Canasvieiras e poderá atender 150 pessoas por dia. O funcionamento ocorre das 7h às 19h.

Iniciativa do Centro de Referência contra a Dengue foi tomara após Florianópolis atingir média de 100 casos da doença – Foto: Tânia Rêgo/ Arquivo/ Agência Brasil

De acordo com a secretária municipal de saúde, Cristina Pires Pauluci, a iniciativa foi realizada a partir da avaliação do cenário epidemiológico com média de 100 casos diários da doença.

“É a primeira vez que essa iniciativa é realizada no município. Nosso plano de contingência para a dengue já estava definido desde dezembro e, a partir de lá, monitoramos e avaliamos diariamente a evolução do cenário epidemiológico. Quando registramos uma média de 100 casos suspeitos diários, nesta semana, decidimos avançar”.

Centro de Referência para a Dengue

O Centro de Referência para a Dengue vai atender exclusivamente casos suspeitos da doença.

No local será possível realizar avaliação clínica testagem, coleta de exames laboratoriais, além de assistência de saúde com hidratação venosa aos pacientes.

Estrutura do Centro de Referência para Dengue será anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, em Canasvieiras

Estrutura do Centro de Referência para Dengue será anexa à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Norte, em Canasvieiras – Foto: Cristiano Andujar/PMF

O atendimento vai contar com testes rápidos que apresentam resultados em minutos para anteceder o diagnóstico e diminuir a evolução de casos.

Os demais centros funcionarão na UPA Continente, Sul e na Policlínica da Mulher e da Criança, caso necessário. Essa estratégia tem o objetivo de não sobrecarregar as demais unidades de saúde.

Para a secretária, o centro de referência à dengue “amplia a capacidade de atendimento, estrutural e profissionalmente, sendo mais uma opção para a comunidade. Dessa forma, nossas equipes dos Centros de Saúde continuam a dar atenção necessária para o cuidado de rotina e monitoramento de doenças crônicas, por exemplo”.

Orientação

A orientação é que a população busque a unidade de saúde mais próxima ou ligue no Alô Saúde Floripa, número 0800-333-3233 e tome bastante água aos primeiros sintomas da doença.

População precisa auxiliar a limpeza de casa e não deixar água parada, que são focos para a dengue

População precisa auxiliar a limpeza de casa e não deixar água parada, que são focos para a dengue – Foto: Prefeitura de Araquari/Divulgação/ND

É imprescindível que a comunidade faça a limpeza das casas, não deixe água parada, auxilie o trabalho dos agentes e denuncie possíveis focos de da doença através do ZAP Denúncia, canal oficial da prefeitura, através do WhatsApp 0800 808 0155.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.