Governo de Abu Dhabi busca assumir Starbucks no Brasil

Com o governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes, como seu maior acionista, a empresa Zamp anunciou na última quarta-feira (21) que busca adquirir os direitos de exploração da Starbucks no Brasil. A oportunidade surge em meio ao pedido de recuperação judicial apresentado pela SouthRock, atual operadora da Starbucks no país.

Khaldoon Al Mubarak é o atual CEO do fundo Mubadala, do governo de Abu Dhabi – Foto: Reprodução/ND

A SouthRock, conhecida por controlar marcas como Subway e Eataly no Brasil, está enfrentando uma dívida próxima a R$ 2 bilhões.

Starbucks é uma oportunidade de expansão

A Zamp, que atualmente possui os direitos das franquias Popeyes e Burger King no Brasil, vê na Starbucks uma oportunidade de expansão significativa.

No terceiro trimestre de 2023, Popeyes e Burger King contribuíram com quase R$ 1 bilhão em faturamento para o grupo, representando um aumento de 4% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Os valores da possível aquisição ainda não foram divulgados, mas a aquisição da Starbucks adicionaria aproximadamente 140 lojas ao portfólio da Zamp.

Governo de Abu Dhabi busca adquirir direitos da Starbucks no Brasil após pedido de recuperação judicial da SouthRock – Foto: Armstrong Studios/Porto Belo Outlet Premium/Divulgação

O Fundo Mubadala, ligado ao governo de Abu Dhabi, recentemente adquiriu mais da metade das ações da Zamp. Esse movimento foi consolidado com a compra de 16% das ações do FitGlobal, um grupo de investimentos sediado nas Bahamas.

A Zamp controla marcas como Burger King, cujo principal acionista é Jorge Paulo Lemann, líder da 3G Capital, também sócia da Ambev e das Lojas Americanas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.