Dengue: terreno baldio vira criadouro para o Aedes no bairro Pantanal, em Florianópolis

Um terreno abandonado, situado em uma servidão do Pantanal, estaria se tornando um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, preocupando os moradores locais. A denúncia foi feita por um leitor do Jornal ND, que preferiu permanecer anônimo. Ele afirmou que tentou contatar a Vigilância Sanitária várias vezes, mas sem sucesso.

Florianópolis já registrou 450 casos confirmados de dengue até o momento – Foto: LEO MUNHOZ/ND

Durante a visita da reportagem ao local, o morador e presidente de um projeto esportivo do bairro, Paulo Vitor Rosa, 36 anos, confirmou a situação. Segundo ele, os atuais proprietários do terreno, filhos dos antigos moradores, estão cientes da situação, pois o local recentemente enfrentou uma grande infestação de ratazanas, que só foi controlada após a intervenção da equipe do Centro de Zoonoses.

Morador e presidente de um projeto esportivo do bairro, Paulo Vitor Rosa, 36 anos, confirmou a situação de abandono do terreno – Foto: LEO MUNHOZ/ND

“Há seis meses, o vizinho ao lado desse terreno contraiu dengue e quase morreu na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já avisamos os atuais proprietários várias vezes. Sabemos que há um poço de água parada ali, o que é muito perigoso. A situação é precária e os vizinhos estão muito preocupados”, relatou Rosa.

O aposentado João Rogério, 68 anos, morador do bairro há 60 anos, também destacou que a vizinhança está chamando a atenção da vigilância sanitária para o caso. Eles estão preocupados porque não conseguem controlar os objetos que acumulam água dentro do terreno, que é privado.

“O que mais nos preocupa é ver o terreno nesse estado de calamidade pública. Não temos como saber quantos recipientes com água parada estão ali. Cabe um reparo dos órgãos públicos e precisa ser feita urgentemente”, enfatizou.

Até o fechamento da reportagem, a vigilância sanitária não pôde avaliar o caso, pois os funcionários já haviam encerrado o expediente.

Situação de emergência de saúde no Estado

Florianópolis já registrou 450 casos confirmados de dengue até o momento. Segundo a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, em entrevista ao ND Notícias na noite de terça-feira (20), Santa Catarina deve entrar em situação de emergência de saúde pública. O decreto será assinado em Joinville pela governadora em exercício, Marilisa Boehm.

terreno abandonado, situado em uma servidão do Pantanal, estaria se tornando um criadouro do mosquito Aedes aegypti – Foto: LEO MUNHOZ/ND

De acordo com a Dive (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), foram registrados 17.696 casos prováveis em 177 municípios neste ano, sendo 13.539 descartados e 4.485 confirmados. Até o momento, oito mortes foram confirmadas e mais de 200 pessoas estão internadas nos hospitais da rede pública.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.