Sepultura anuncia turnê de despedida depois de 40 anos; 8 cidades confirmadas

A banda brasileira de Heavy Metal, Sepultura, anunciou nesta sexta-feira (8) que em 2024 inicia sua turnê de despedida. Depois de 40 anos de história, o grupo formado por Andreas Kisser, Derrick Green, Eloy Casagrande e Paulo Jr vai subir aos palcos para apresentar a “Celebrating Life Through Death”.

Serão realizados oito shows no Brasil, incluindo a capital catarinense, Florianópolis, no dia 23 de março, na Arena Opus. O Sepultura inicia as apresentações na cidade onde tudo começou: Belo Horizonte, no dia 1º de março, na Arena Hall. Além disso, acontecem apresentações em Juiz de Fora, Brasília, Uberlândia, Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Depois de 40 anos, Sepultura inicia última turnê em 2024

Sepultura anuncia turnê de despedida – Foto: Reprodução/Instagram/ND

Em um comunicado oficial, a banda anunciou que escolheu partir em uma “morte consciente e planejada”. A tour de despedida deve ainda passar por outros países da América Latina e EUA.

“Depois de quatro décadas recheadas de altos e baixos, tendo visitado 80 países e inúmeras culturas diferentes, tivemos a chance de ser o mensageiro do Brasil para o mundo e espalhar nossas cores e ritmos pelo mundo”, diz a mensagem publicada.

“Lançamos ótimos álbuns e fizemos shows inesquecíveis, cultivamos amizades, conhecemos nossos ídolos, contribuímos para colocar o metal brasileiro no mapa mundial, e por isso sentimos que podemos sair do cenário musical com o senso de dever cumprido. Sempre tivemos os melhores fãs do mundo, que nos apoiaram com elogios e críticas, que foram exigentes e inteligentes, que cresceram junto com a banda e sempre foram leais. Sem você nada disso teria sido possível. Este álbum e esta tour são para vocês. Querida sepulnação – nós te amamos e sempre amamos! Eutanásia, direito à morte digna. O direito de escolher viver livre e de escolher quando morre!”, conclui o comunicado.

A data do último show da turnê ainda não foi divulgada. As vendas de ingressos começam no dia 11 de dezembro no site da Eventim. O grupo também irá lançar um álbum ao vivo com 40 faixas gravadas em 40 apresentações diferentes ao redor do mundo.

Confira as datas já anunciadas:

  • 1º de março – Belo Horizonte – MG
  • 2 de março – Juiz de Fora – MG
  • 9 de março – Brasília – DF
  • 15 de março – Uberlândia – MG
  • 21 de março – Porto Alegre – RS
  • 22 de março – Curitiba – PR
  • 23 de março – Florianópolis – SC
  • 6 de setembro – São Paulo – SP

Banda Sepultura não tem mais a formação original com a saída dos irmãos Cavalera

De Belo Horizonte, Minas Gerais, o Sepultura é a banda brasileira de heavy metal de maior sucesso da história. O grupo foi fundado em 1984 pelos irmãos Max e Iggor Cavalera, ainda adolescentes, com Paulo Jr. (baixo) e Wagner Lamounier (guitarra e voz) na formação original.

Banda Sepultura foi fundada em 1984

Banda Sepultura com a formação inicial e os irmãos Cavalera – Foto: Reprodução/X/ND

A bem-sucedida parceria se encerrou em dezembro de 1996, quando Max saiu do Sepultura, por conta de conflitos com os demais integrantes do grupo, incluindo o seu próprio irmão. A alegação da época era pela demissão da esposa de Max como empresária da banda.

Em 2006, Iggor fez o mesmo que seu irmão e saiu do Sepultura, alegando incompatibilidade de ideias. Em um comunicado oficial, alegou apenas que a “missão no Sepultura” tinha “chegado ao fim”. No mesmo ano que decidiu sair do grupo, Iggor decidiu se reconciliar com seu irmão mais velho.

O grupo teve diferentes membros, mas sua formação principal (considerada “clássica”) teve a inclusão do guitarrista Andreas Kisser e durou cerca de dez anos. Atualmente, o vocal é feito pelo americano Derrick Green e a bateria fica com Eloy Casagrande. Os irmãos Cavalera tomaram grande distância da banda desde que saíram.

Em 2016, um documentário biográfico chamado Sepultura Endurance foi lançado usando depoimentos de membros de bandas célebres, como Metallica e Motörhead; no entanto, os Cavalera se recusaram a participar.

Discos do Sepultura mais consagrados pelos fãs

Em 1986, a banda lançou Morbid Visions, primeiro álbum de estúdio do grupo e um dos primeiros discos de death metal do mundo. Mas foi na década de 90 que o Sepultura ganhou renome mundial. Em 1996, o grupo lançou seu álbum de maior sucesso e aclamação, o emblemático Roots – um disco com influências da música indígena e gravações na tribo Xavante, com percussão tribal.

Disco lançado em 1993 está entre os mais ouvidos do Sepultura

Disco Chaos A.D. (1993) é um dos mais ouvidos do Sepultura – Foto: Reprodução/ND

A discografia do Sepultura é formada por 15 discos de estúdio, 3 álbuns ao vivo, 4 compilações, 4 EPs, 21 singles, 6 VHS/DVD/Blu-ray e 21 videoclipes.

Os melhores discos do Sepultura segundo a revista Metal Hammer

  • 1 Chaos A.D. (1993)
  • 2 Roots (1996)
  • 3 Beneath the Remains (1989)
  • 4 Arise (1991)
  • 5 Quadra (2020)

O último álbum de estúdio lançado pelo grupo foi Quadra, de 2020.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.