Joinville ganha novo parque de educação ambiental em aterro sanitário

A cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina, ganhou um novo parque de educação ambiental, que foi inaugurado nesta sexta-feira (8). Instalado em um aterro sanitário, o Parque Bororós já está aberto para visitação.


Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira - parque aterro joinville 7

1
5

Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira – parque aterro joinville 7


Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira - parque aterro joinville 2

2
5

Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira – parque aterro joinville 2


Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira - parque aterro joinville 1=6

3
5

Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira – parque aterro joinville 1=6


Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira - Sabrina Aguiar/NDTV

4
5

Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira – Sabrina Aguiar/NDTV


Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira - parque aterro joinville 4

5
5

Novo espaço foi inaugurado nesta sexta-feira – parque aterro joinville 4

Para adaptar todo o espaço em um parque ecológico, foi necessário um investimento de cerca de R$ 3,8 milhões. A área, localizada no Distrito Industrial Norte, tem cerca de 460 mil metros quadrados.

“O objetivo foi criar um espaço multifuncional, que reúne diversas estruturas para tratamento de diversos tipos de resíduos que a gente recebe aqui”, explica o gerente técnico da Ambiental, Everton Herzer.

Agora, além de servir para a gestão de resíduos, o Parque Bororós será utilizado para educação ambiental em Joinville. “O grande objetivo do parque é continuar na educação ambiental, e transformar esse ambiente, que era um ambiente degradado, num grande ambiente de estudos e tecnológico”, comenta o prefeito Adriano Silva.

Estudantes de escolas e universidades, funcionários de empresas e comunidade poderão visitar o parque, que busca transformar a consciência do joinvilense para a preservação ambiental.

Além de parque, Joinville ganhará sistema pioneiro de produção de energia

Joinville também irá ganhar uma unidade de recuperação energética, que já está em construção. A conclusão da obra está prevista para o primeiro semestre de 2024, com custo estimado em R$ 115 milhões.

A unidade vai transformar resíduos em energia, o que pode transformar a realidade de Joinville no que diz respeito à questão energética. “É uma tecnologia que não existe a nível nacional, seremos os primeiros. É ambientalmente segura e que vai representar muito menos emissões de gases de efeito estufa”, afirma Everton Herzer.

Cerca de 440 toneladas de resíduos são produzidas em Joinville todos os dias. A unidade de recuperação energética terá capacidade para aproveitar até 25% deste total para produção de energia.

*Com informações de Sabrina Aguiar, apresentadora da NDTV Record.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.