Professora faz uso de lapbooks para ensinar sobre áreas de conservação em Joinville

Você sabe o que é uma área de conservação? Na Escola Municipal Doutor Sadalla Amin Ghanem, a professora e formadora de Ciências da Natureza dos anos finais do Ensino Fundamental, Sandra Daniela de Miranda Lima, encontrou uma nova forma de ensinar sobre conscientização, mapeando as áreas verde de Joinville por meio de lapbooks.

Com os lapbooks, os alunos puderam conhecer todas as áreas de conservação do município – Foto: Divulgação/its Teens

O primeiro contato com o modelo surgiu por meio de pesquisas para facilitar o processo de aprendizagem e memorização das turmas. Por ser um material de resistência e que contribui com a habilidade de sintetizar os conteúdos mais importantes, a ferramenta foi criada com aquilo que há na escola — cartolina, papelão e desenhos autorais.

“São recortes em que o aluno vai colocar o que é preciso saber sobre determinado assunto, os conhecimentos, aquilo que é necessário na pesquisa, e ele vai distribuindo da forma que quiser”, comenta Daniela.

Apresentando temas que englobam problemas ambientais, históricos e leis, políticas ambientais, biodiversidade e segmentos das espécies, cada grupo de estudantes teve a liberdade para criar o lapbook, mapeando os espaços da cidade.

“Você precisa saber qual é a função da unidade de conservação da natureza e quais são os tipos que existem. São dois tipos de conservação: a de uso sustentável e a de proteção integral”, explica Daniela.

Com a chance de voltar ao texto para verificar os dados relevantes e as explicações sobre a natureza, a atividade já está rendendo resultados. “Pegamos mais informações do Parque Natural da Caieira, em Joinville, e colocamos o objetivo da criação do parque municipal”, conta Gabriel Thomaz da Silva, 14, responsável por mapear um dos espaços da região.

Messias Henrique Pereira Borda, 14, aproveitou a atividade para aprender sobre o Morro do Amaral. “Quando foi criado, aprendi que muitos moradores já viviam lá. Resolveram fazer uma reserva sustentável para os pescadores, um comércio de pescador. Achei isso bem interessante”, menciona o estudante.

Contribuindo com a formação

Professoras Sandra e Melissa na formação, onde o projeto do lapbook sobre áreas de conservação foi compartilhado com outros profissionais

Professoras Sandra e Melissa na formação, onde o projeto do lapbook sobre áreas de conservação foi compartilhado com outros profissionais – Foto: Divulgação/its Teens

A rotina escolar de Sandra Daniela vai além da sala de aula: ao lado de Melissa Freitas Speckhahn, professora e formadora de Ciências da Natureza, ela oferece formações para outros professores do mesmo componente curricular.

Com encontros mensais, os participantes fazem pesquisas para indicar os temas de preferência, facilitando a troca de experiências e o aprendizado.

O projeto de lapbook, por exemplo, já foi tema de formação e ganhou novas turmas, com professores usando o conhecimento dos encontros com alunos da rede.

De olho nas unidades de conservação

Conhecida por ser uma região protegida, coberta ou não por vegetação nativa, que preserva recursos hídricos e contribui com a fauna e a flora, de acordo com a Lei nº 12.651/2012, é neste local que muitos animais e plantas vivem, mantendo a estabilidade do ecossistema.

Os pontos são divididos em dois grupos: uso sustentável (com o objetivo de conciliar a conservação da natureza com o uso consciente dos recursos naturais) e proteção integral (com o foco no cuidado, é admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais).

Conheça todas as unidades:

  1. Serra Dona Francisca (Gestão municipal – uso sustentável)
  2. Morro do Boa Vista (Gestão municipal – uso sustentável)
  3. Morro do Iririú (Gestão municipal – uso sustentável)
  4. Parque Ecológico Prefeito Rolf Colin (Gestão municipal – proteção integral)
  5. Parque Municipal do Morro do Finder (Gestão municipal – proteção integral)
  6. Parque Natural Municipal da Caieira (Gestão municipal – proteção integral)
  7. Ilha do Morro do Amaral (Gestão municipal – uso sustentável)
  8. Reserva Particular do Patrimônio Natural Caetezal (Domínio privado – proteção integral)
  9. Reserva Particular do Patrimônio Natural Joinville (Domínio privado – proteção integral)
Adicionar aos favoritos o Link permanente.