Moradores de Blumenau são pegos de surpresa com paralisação de 2 horas em linhas de ônibus

Os usuários do transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, foram pegos de surpresa na manhã desta quinta (6) após uma paralisação relâmpago de motoristas de ônibus, cobradores e funcionários da empresa Blumob. O movimento ocorreu entre às 03h e 05h da madrugada, prejudicando principalmente os trabalhadores do primeiro turno.

Passageiros que foram aos pontos de ônibus pela cidade ficaram a pé no início da manhã desta quinta-feira (6); paralisação não foi comunicada - Foto: Arquivo/Prefeitura de Blumenau/Divulgação/ND

Passageiros que foram aos pontos de ônibus pela cidade ficaram a pé no início da manhã desta quinta-feira (6); paralisação não foi comunicada – Foto: Arquivo/Prefeitura de Blumenau/Divulgação/ND

Com os ônibus saindo mais tarde dos terminais e garagens, alguns horários deixaram de ser feitos, outros atrasaram e muitos passageiros ficaram a pé, tendo que pegar uma carona ou usar transporte por aplicativo.

Alguns deles, inclusive, perderam parte do início do seu expediente. Horas mais tarde, a situação do serviço já encontrava-se normalizada.

Conforme apurado pela NDTV, a paralisação afetou todas as linhas de ônibus de Blumenau, embora uma concentração tenha sido feita no Terminal Aterro, na região Norte da cidade. A paralisação, que não foi comunicada previamente, foi motivada pela demissão de um mecânico da empresa que era ligado ao sindicato.

A instituição sindical foi procurada pelo ND+ para comentar a situação, mas não houve retorno até o momento. A empresa Blumob também foi procurada e disse que até o meio-dia teria um posicionamento sobre este assunto à reportagem. O espaço segue aberto para ambas as partes.

Prefeitura disse que também foi ‘pega de surpresa’ junto com a população, que ficou sem ônibus

Em nota, a prefeitura de Blumenau, por meio da SMTT (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), disse que também não foi comunicada da paralisação e que busca entender o ocorrido.

O texto divulgado pela prefeitura afirma que “toda e qualquer suspeita de irregularidade deve ser investigada sem interferir no dia a dia da população”. Leia abaixo:

“Nota oficial

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), informa que, assim como a população, foi pega de surpresa pela paralisação do transporte coletivo na manhã desta quinta-feira, dia 7, promovida pelo Sindicato dos Empregados das Empresas Permissionárias do Transporte Coletivo Urbano de Blumenau (Sindetranscol). Diante disso, como fiscalizadora do serviço, a SMTT apura as informações sobre o ocorrido e ressalta que vai notificar a empresa pela paralisação do serviço e, se esta infringir as regras contratuais, poderá inclusive aplicar uma multa, ação já prevista em contrato. Vale lembrar que a administração pública não apoia esse tipo de abordagem que interfere no atendimento de serviços tão importantes para os munícipes quanto o transporte coletivo. E que toda e qualquer suspeita de irregularidade deve ser investigada sem interferir no dia a dia da população”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.