‘Explodir junto’, diz casal que mantinha bomba ‘superperigosa’ há 100 anos em casa

Um casal que mantinha uma bomba ativa e muito perigosa no jardim da própria casa afirmou sentir saudades da ogiva, plantada há 100 anos no local. O artefato foi detonado pelo esquadrão antibombas de Pembrokeshire, no País de Gales.

Brigada antibomba ficaram responsáveis por desarmar o projétil naval – Foto: Fire and Rescue Service – Pembrokeshire County Command/Facebook/Reprodução/ND

Segundo o jornal britânico The Telegraph, o casal, que tinha a bomba  com enfeite de jardim, imaginava que o projétil naval era falso e sem carga.

Os moradores da casa afirmam que a ogiva pesava 29 kg e foi encontrada por parentes de uma pessoa em situação de rua por volta de 1923 em uma praia da região.

De acordo com o Ministério da Defesa britânico, o projétil foi fabricado no século 19 e levado para ser detonado em uma pedreira desativada do País de Gales.

Donos da residência bomba como objeto afetivo

Os donos da residência, identificados como Jeffrey Edwards e Sian Edwards, contam que usavam o objeto para bater nas ferramentas de jardinagem e retirar terra delas.

Em entrevista ao jornal britânico The Telegraph, Jeffrey contou que disse ao esquadrão antibombas que não iriam sair da casa por conta do artefato. “Vamos ficar aqui. Se explodir, vamos explodir junto com ela”, relembra.

Segundo o BBC, apenas parte do carregamento de explosivos estava ativo. Mesmo assim foi necessário cobrir a bomba com cinco toneladas de areia antes de detoná-la.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.