Falta de água persiste e Semasa ativa 12 pontos de distribuição em Itajaí

Os municípios de Itajaí e Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina, continuam sofrendo com a falta de água, que chegou a níveis críticos nesta quarta-feira (6). Por conta disso, o Semasa (Serviço Municipal de Água, Saneamento e Infraestrutura) ativou 12 pontos de distribuição em Itajaí.

A principal causa para o desabastecimento é a dificuldade no tratamento, já que a água bruta coletada apresenta nível de turbidez mais de 30 vezes acima do limite suportado para o funcionamento dos equipamentos.

Caixa de água de 20 mil litros instalada em ponto para distribuição de água potável aos moradores

Semasa instalou pontos de distribuição gratuita de água em Itajaí, a fim de evitar problemas com a diminuição do abastecimento – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

Semasa distribui água potável gratuitamente em 12 pontos de Itajaí

Na manhã desta quarta-feira (6) os 12 pontos de distribuição e água potável do Semasa começaram a ser abastecidas por caminhões-pipa. As estruturas ficam ativas até o restabelecimento do sistema de captação, tratamento e distribuição na região. Veja os locais:

  • Bairro Nossa Senhora das Graças: Escola Carlos de Paula Seara (rua Pedro José João, 237 – Ressacada)
  • Bairro Praia Brava: Escola Básica Ariribá (rua Suécia, 570 – Praia Brava)
  • Bairro Fazenda: Subprefeitura Fazenda (rua Milton Ribeiro da Luz,  200 – Fazendinha)
  • Bairro Dom Bosco: Escola Básica Maria Dutra Gomes (rua Jacob Ardigó, 117 – Dom Bosco)
  • Bairro Portal 1: Escola Básica Prof. Thereza Bezerra de Athayde (avenida Atílio Dalsóquio, 50)
  • Bairro Portal 2: Unidade Básica de Saúde Portal 2 (rua Nono Emílio Dalçóquio, 760)
  • Loteamento São Francisco de Assis: Unidade Básica de Saúde São Francisco de Assis (rua João Antônio Martins s/n Espinheiros)
  • Bairro Santa Regina: Unidade Básica de Saúde Santa Regina (avenida Domingos de Almeida s/n – Santa Regina)
  • Bairro Murta: CEI Octavio Cesário Pereira (rua José Luiz Marcelino, 1162)
  • Bairro Cordeiros: CEI Amélia Müller dos Reis (rua Silvestro Moser n° 461)
  • Bairro Rio do Meio: Capela São Paulo apóstolo (rua Doutel de Andrade, 375 – Loteamento São Pedro)
  • Bairro São Vicente: Escola Básica Olímpio Falconieri da Cunha (rua Antônio Carlos Pereira Leão, 456)

Em cada local é necessário que os moradores levem recipientes como galões e garrafas para pegar a água, de forma gratuita.

Ao todo, 12 pontos foram instalados entre terça (5) e quarta (6) na cidade – Foto: Semasa/Divulgação/ND

Turbidez do Itajaí-Mirim atinge níveis críticos

Conforme o Semasa, as fortes chuvas em cidades como Vidal Ramos e Imbuia, no Alto Vale, onde estão localizadas as principais cabeceiras do Itajaí-Mirim, causaram desbarrancamentos que levaram grandes quantidades de lama para o canal.

Dessa forma, como Itajaí está localizada na foz do rio, todos os dejetos e lama acumulados pelo caminho vão parar nas estações de tratamento do município. Inclusive, na manhã de terça-feira (5), o nível de turbidez chegou a 5,7 mil NTUs, sendo que o limite para operação é de 100 NTUs.

Vídeo mostra o que ocorre quando há o aumento da turbidez nas estações de tratamento do rio Itajaí-Mirim – Foto: Arquivo/Semasa/Reprodução/ND

Já por volta das 18h de terça, a principal estação de tratamento de Itajaí, no bairro São Roque, operava com menos de 40% da capacidade e com constantes interrupções para limpeza. Além disso, a falta de pressão também impede que a água seja enviada para as regiões mais altas.

Como não há previsão para normalização do abastecimento na região, que pode começar a melhorar a partir desta quarta-feira (6), a companha pede que a população economize sempre que possível. “Adiar atividades não-urgentes e evitar desperdícios é essencial”, reforça o Semasa.

Imagem mostra nível de turbidez do rio Itajaí-Mirim, onde é feito o tratamento – Foto: Semasa/Reprodução/ND

Camboriú também sofre com desabastecimento

A companhia Águas de Camboriú está realizando um serviço emergencial de manutenção em um equipamento da rede de distribuição e, por conta disso, a cidade pode sofrer com o desabastecimento também. Conforme a empresa, o bairro São Francisco de Assis deve ser o mais afetado.

Em comunicado, a companhia detalhou que a normalização do deve ocorrer até às 12h desta quarta-feira (6), de forma gradativa. Dessa forma, é recomendado que moradores evitem o desperdício. Dúvidas podem ser atendidas através do telefone 0800 595 4444.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.