Faltam 30 dias para o verão: SC tem 243 postos de guarda-vidas na pré-temporada

O verão começa oficialmente dia 22 de dezembro, mas a pouco mais de 30 dias do início da estação, Santa Catarina já está em pré-temporada. Nesse período, segundo os bombeiros, os postos salva-vidas são ativados gradativamente. Conforme os dados da corporação, no momento são monitoradas 108 praias, em 25 municípios, que totalizam 243 postos guarda-vidas. A temporada inicia no dia 16 de dezembro.

Salva-vidas atuam em praias e balneários em SC

Guarda-vidas atuam na orientação e nos salvamentos nas praias e balneários – Foto: Leo Munhoz/ND

Para aproveitar o melhor da estação é importante que os turistas e banhistas busquem um local aonde há guarda-vidas, por questão de segurança.

Para facilitar o acesso as informações das praias, o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) desenvolveu um aplicativo, o CBMSC Cidadão, o qual disponibiliza os endereços dos postos de guarda-vidas.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os postos são montados a partir de um estudo de necessidade, que é avaliado ao final de cada Operação Veraneio.

Além dos postos disponíveis em Santa Catarina, no aplicativo ainda é possível verificar outras informações, como:  as condições do mar, indicadas pelas cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo; a incidência de águas-vivas;  a balneabilidade da água; e presença de ressaca. Para ter acesso as informações basta clicar no ícone ‘praias’ do aplicativo.

Como garantir a segurança na praia

Além de manter a atenção para prevenir acidentes em momentos de lazer, os bombeiros também recomendam algumas práticas, que consideram fundamentais para a segurança no período.

  • Ao planejar uma ida à praia, é importante buscar por locais onde há serviços de guarda-vidas.
  • Fique atento à sinalização dos postos, em que bandeira vermelha significa alto risco de afogamento; bandeira amarela, médio risco de afogamento; bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado.
  • Atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. Normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno.
  • Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas.
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando o banco de areia.
  • Jamais nade contra a corrente, em direção a praia. Peça ajuda sinalizando com os braços.
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões.
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água.
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre. Nos postos de guarda-vidas as equipes disponibilizam vinagre e poderão avaliar a situação dos casos mais graves.
SC conta com salva-vidas em praias

Banhistas devem ficar atentos aos locais aonde a bandeira é vermelha pois é considerado perigoso – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Operação veraneio

Em Santa Catarina, todos os anos acontece a Operação Veraneio, a maior operação do Corpo de Bombeiros. A operação, acontece desde a década de 60, visa realizar ações de prevenção e salvamento aquático durante a temporada no Estado, quando muitos turistas e banhistas procuram as praias e rios do território catarinense.

Para os trabalhos,  os catarinenses contam com guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas para atender as demandas.  A operação é realizada em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

Em 2022, segundo os bombeiros, mais de 2,2 mil guarda-vidas, entre civis e militares, atuaram na operação. As ações foram realizadas em 33 municípios e 158 balneários/estâncias. Ao todo, foram montados 411 postos salva-vidas.

Os dados apontam que no período da operação do ano passado, os bombeiros realizaram 17 milhões de ações de prevenção e atuaram em 4.638 salvamentos.

SC conta com postos salva-vidas

Em 2022 mais de 2,2 mil guarda-vidas, entre civis e militares, atuaram na Operação Veraneio em SC – Foto: CBMSC/Divulgação/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.