Recadastramento de motoristas de aplicativo é liberado em Balneário Camboriú

O cadastro anual dos motoristas de aplicativo de Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, tem validade até o próximo dia 31 de dezembro. Dessa forma, o recadastramento para os condutores começou nesta sexta-feira (1º) para quem deseja manter as credenciais em dia.

Motorista de aplicativo em carro em meio a congestionamento na rua

Quem deseja trabalhar com aplicativo de viagens deve realizar a atualização do cadastro – Foto: Dan Gold/Unsplash/ND

Cadastro atualizado de motoristas é exigido a partir de 1º de janeiro de 2024

Conforme a prefeitura, não é obrigado realizar o processo durante dezembro, embora as credenciais atualizadas sejam exigidas já a partir de 1º de janeiro de 2024. Em Balneário Camboriú, todos os motoristas de aplicativo devem realizar o cadastro e atualizá-lo anualmente.

Dados da BC Trânsito apontam que em 2023 foram registrados mais de 1,3 mil protocolos de solicitação do recadastramento, sendo emitidas pouco mais de 1,2 mil credenciais.

Todo o processo de recadastramento leva cerca de 48 horas para ser realizado, envolvendo a abertura do processo via 1Doc, apresentação dos documentos solicitados até a emissão.

Contudo, esse tempo pode aumentar para cinco dias úteis a partir do início de 2024, já que há uma demanda maior após o fim da validade do cadastro.

O credenciamento é supervisionado pela BC Trânsito, buscando estabelecer a ordem, o controle e o gerenciamento destas atividades.

Credenciais podem ser atualizadas de modo online ou presencialmente na BC Trânsito – Foto: Pexels/Reprodução/ND

De acordo com a prefeitura de Balneário Camboriú, o cadastro dos motoristas para 2024 será automático para quem completar todas as etapas via 1Doc. Já para os autônomos, a credencial fica disponível após a comprovação do pagamento da Taxa de Licença e Localização.

As credenciais podem ser atualizadas através do site da prefeitura, clicando aqui. Após acessar o link, é necessário se identificar e, na aba “Protocolos”, selecionar a opção “BCTRAN – Transporte de Aplicativo”. Logo, o sistema vai solicitar de todos os documentos necessários.

O Executivo salientou ainda que motoristas de aplicativo que trabalharem sem credenciamento ou com a credencial vencida estarão sujeitos a penalidades. Mais informações podem ser obtidas através do (47) 3267-7001 ou no balcão de atendimento da BC Trânsito, localizado na avenida Marginal Leste, n° 1450.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.